Uma pergunta que sempre traz dúvida é sobre qual o melhor tipo de exercício físico, aeróbico ou de resistência, seria o melhor para conseguir emagrecer mais rápido?
Todos sabemos que, além de uma dieta equilibrada, é fundamental num programa de emagrecimento definir um programa de exercícios físicos.
O exercício de resistência popularmente conhecido como “anaeróbico” (ex: musculação), tem mostrado grandes benefícios não somente para o emagrecimento, mas para diversas condições como a hipertensão arterial sistêmica, a resistência insulínica (diabetes) e a osteopenia (diminuição gradual da massa óssea).
Já o aeróbico (ex: corrida) possui diversos benefícios para a saúde e comprovadamente atua como um forte aliado para o emagrecimento quando realizado de maneira correta através de um programa de treino que, preferencialmente, deveria ser feito baseando-se no padrão ouro para análise do VO2 máx, que é o teste cardiopulmonar do exercício (ergo espirometria).
Vamos às evidências científicas que existem:
O estudo HEARTY feito com mais de 300 adolescentes com sobrepeso mostrou que ambos os treinos de resistência e aeróbicos isoladamente ajudam no emagrecimento. No entanto, o estudo mostra que a perda de gordura é maior quando se combinam os dois treinos (resistência + aeróbico) do que quando se faz o aeróbico sozinho (ex: corrida). Facto também importante é que a aderência ao treino aeróbico isolado é menor do que no treino de resistência ou misto como citado anteriormente.
Outro estudo feito na New York Obesity Nutrition Research Center, publicado em outubro de 2014 no Diabetes Care de GALLAGHER, mostrou dois grupos (todos pacientes com sobrepeso) em acompanhamento de 1 ano. Um grupo foi orientado a fazer exercícios físicos e dieta. Já o outro grupo, além das orientações, teve um acompanhamento diário dos treinos por profissionais de educação física o que lhes garantiu uma incrível perda de peso em mais de 7%.
Esse estudo mostrou como um acompanhamento profissional especializado é fundamental para o maior condicionamento físico e para o emagrecimento. Como o sobrepeso e a obesidade “andam de mãos dadas” com outras condições como a hipertensão não podemos deixar de citar que o treino de resistência, como a musculação, traz enorme benefício para pacientes hipertensos.
Foi o que concluiu uma meta-análise da Mayo Clinic publicada em março de 2014 que mostrou em todos os estudados uma diminuição da pressão arterial e, também, da frequência cardíaca em repouso (facto que sabidamente acontece no exercício aeróbico e é um bom sinal). O estudo ainda conclui que: todo adulto, hipertenso ou não, pode beneficiar muito do treino de resistência.
Portanto, fazer um programa de treino com exercícios aeróbicos + exercício de resistência (musculação) com o acompanhamento de um Personal Trainer irá potencializar a perda de peso.
Leonel Aguieiras
Instrutor e PT no ginásio 100%